quarta-feira, 4 de maio de 2011

A diferença entre o Barcelona e o Real Madrid


Sem sobra de dúvida Barcelona e Real Madrid estão entre os melhores times do mundo. Os seus seguidos confrontos fizeram o mundo parar para assistir. Apesar de ter perdido a Copa do Rei, o Barcelona se impôs como melhor time do que o Real Madrid, sendo virtualmente o campeão espanhol e chegando a final da “Libertadores da Europa”. O time do Real conta com estrelas como Cristiano Ronaldo, Káká, Dí Maria, Cassillas entre outros, enquanto o Barça conta com Messi, Villa, Iniesta e etc. Mas o que faz o Barcelona ser o melhor time, uma vez que as duas equipes são compostas de grandes craques? Será apenas a soma dos talentos individuais que fazem com que a equipe catalã seja superior?

Vou indicar pelo menos uma resposta para essas perguntas. O Barcelona conseguiu estabelecer um time com um estilo de jogo, enquanto o Real Madrid é uma equipe formada por excelentes jogadores.

Existe uma grande diferença entre time e equipe, enquanto o primeiro é fundamentado em um conjunto de indivíduos, que associados buscam uma ação comum, com determinado fim, o segundo é um agregado de indivíduos que se juntam para o desenvolvimento de um trabalho.

O time do Barcelona basicamente é composto por jogadores que vem das categorias de base e que são socializados num estilo de jogar futebol e à medida que se precisa de um jogador de uma posição vai para o mercado para comprá-lo. Enquanto a equipe do Real Madrid vai se formando pela aquisição de jogadores com salários astronômicos que se formam por aí no mundo da bola.

Na formação do seu time o Barcelona desenvolve um estilo de jogo que valoriza a posse de bola, a troca de passes e a precisão desses passes. As suas linhas de jogadores avançam juntas à medida que o time sobe ao ataque, sempre sobrando um homem livre para receber a bola. Essa forma de jogar foi internalizada por um longo processo de aprendizagem que levou algum tempo para se cristalizar.

Dessa forma, o time do Barcelona consegue desenvolver certos elementos socioculturais importantes desse esporte magnífico, que é o futebol, integrando um estilo de jogar na estrutura de personalidade de seus jogadores sob a influência de experiências e agentes sociais significativos, como é o caso do seu principal jogador Messi. Por isso, o que se vê são jogadores formando um conjunto integrado e não apenas talentos individuais somados.


Essa diferença de uma equipe e um time é expressa nos números do jogo e no resultado final dos confrontos. No jogo de ontem (03/05/2011) o Barcelona com 64% de posse de bola e 85% de acerto nos inacreditáveis 1372 passes, marcou a diferença contra o seu adversário que tem 36% da posse da bola e 69% de acerto dos seus 639 passes. E com o detalhe de que a equipe do Real que precisava da vitória, no mínimo, por dois gols de diferença no Camp Nou para jogar a final da Liga dos Campeões. Como definiu André Rocha, foi a vitória de um estilo de jogo.

Por Eliéser Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário