sexta-feira, 13 de maio de 2011

Acertando as contas com o passado

Quem já ouviu alguém dizendo uma expressão saudosista assim: “no meu tempo que era bom”? Ou então: “Quem me dera eu pudesse voltar no tempo”? Tais expressões significam que existe algo que ficou no passado que alguém gostaria que voltasse. No entanto, essa expressão também significa que a pessoa não consegue se realizar no presente e provavelmente não conseguirá ser feliz no futuro.

A bíblia nos orienta sobre isso. Em Eclesiastes 7:10 lemos o seguinte, “Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.”

As lembranças servem para trazer a memórias pequenas coisas que nos trazem esperança. Quem não se lembra daquele amigo(a) de infância, ou então daquela turma de escola tão especial, ou então dos sinceros mimos da casa da vovó?

Contudo, muitas pessoas sendo ainda jovens não conseguem se desprender de determinadas lembranças da infância e/ou da adolescência e construir uma vida alegre e boa no presente. Tais pessoas são frustradas com o curso da faculdade que escolheram, são decepcionadas com o trabalho que realizam, não se sentem realizados pelo conjunto de amigos que mantém.

Algumas pessoas mantiveram alegre e doce relacionamento afetivo com alguém na adolescência, mas esse relacionamento acabou há anos. E aquilo que parecia sólido e duradouro se quebrou, e os cacos não foram juntados e derretidos para o feitio de um novo vaso de barro até hoje.

Considero muito importante termos boas lembranças, pois elas nos fazem mais humanos, ligados mais a sentimentos do que a razões. Mas nossas lembranças só serão saudáveis se funcionarem como o passado colorindo o nosso presente. Mas se for o passado desbotando as nossas experiências atuais, elas servirão de lamento e angústia.

Portanto, devemos seguir em frente sem perder a esperança e a coragem, como orienta a bela música do U2 Walk on (vídeo acima).

E se a escuridão for nos separar
E se a luz do dia parece estar muito longe
E se seu coração de vidro se partir
E por um segundo você quiser voltar atrás
Oh, não, seja forte

Continue em frente, continue em frente
O que você conquistou, eles não podem te roubar
Não, eles não podem nem sentir isso
Continue em frente, continue em frente
Mantenha-se seguro esta noite.

“A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para frente.” Søren Kierkegaard




Por Eliéser Ribeiro

Para o Território 7: http://territorio7.com.br/blog/acertando-as-contas-com-o-passado/#more-2981

Nenhum comentário:

Postar um comentário