Depois de ler o texto abaixo fiquei pensando qual será o papel que a oposição deverá desempenhar no Brasil de agora em diante.
http://www.brasilianas.org/blog/luisnassif/a-sindrome-de-carolina
O texto relata que todos teriam percebido que o Brasil mudou, e junto com eles os seus temas principais também, menos a oposição brasileira, no caso os partidos de direita (PSDB, DEM, PP etc), não teria percebido isso. Mantendo dessa forma um discurso encardido e sem eco na sociedade.
Nesse sentido, acredito que eles terão que reformular o discurso e terão que refazer os projetos. O Serra é só a ponta de um iceberg que acredita que o Brasil é para poucos. Por trás dele ainda existe um classe inteira, que envolve intelectuais, jornalistas, formadores de opinião e políticos etc que acreditam no Estado mínimo, que o problema da desigualdade é culpa das pessoas que não se esforçam, que inclusão social é esmola social, que o estado não tem que intervir com um forte agente econômico, que o Brasil não deve intervir em questões internacionais e etc.
Isso me ocorreu, porque sei da importância de uma boa oposição para o desenvolvimento político e institucional do país. No entanto, as suas bandeiras não se sustentam mais no mastro do elitismo. Acredito que vivemos uma mudança na política brasileira vinda de cima. A velha revolução passiva, mas agora feita de forma positiva.
Meus queridos (as) precisamos pensar o Brasil do futuro, pois o país vai desenvolver em doses inimagináveis. E as bases para esse crescimento precisam ser montadas agora. Quando eu falo de base, eu falo de questões legais, institucionais, estruturais e etc. Esses elementos que dão suporte e organização para ordem social.
Além do mais, teremos Copa do Mundo, Olimpíadas e o país estará em cartaz para o mundo.
O grande lance é que o Brasil sempre teve o povo maravilhoso (e toda aquela conversa de brasileiro ufanista), mas esse povo sempre foi considerado o matuto, o jeca, o malandro, o malemolente, o passivo, mas, seja com for sempre foi alijado de todo o processo.
Mas agora o povo tem voz, tem força, consome, pode viver de maneira (não plena) mas digna.
E a oposição vai ter que enxergar isso, sob o risco de sucumbir.
Bom Elieser, eu continuo não concordando com varios pontos sobre seu pensamento, sou Direita, e acredito nos ideias da Direita, não da Elite paulista que anda dominando o PSDB, mas acredito que tem projetos para um Brasil melhor, sem privatizações como a esquerda anda dizendo, mas com participação do capital interno brasileiro em meio a orgãos publicos, para reduzir as despesas da maquina estatal e a corrupção. Tenho um imenso orgulho do Lula, mas o Lula não segui as ideias do PT, foi inteligente, como sempre foi e adiministrou o Brasil de uma forma mt boa. Mas acredito que hj serra é melhor que Dilma para presidente,apesar de ambos não serem os Ideais. Queria Cristovam Buarque na presidencia.
ResponderExcluirHumberto