quarta-feira, 15 de junho de 2011

A disposição de Calebe

Calebe tinha 40 anos quando foi enviado por Moisés para espiar a terra que seria conquistada no futuro. Ele olhou para aquela terra e disse que bastaria o povo de Deus entrar na terra e expulsar os invasores e assumir a herança do Senhor para o seu povo.

Acontece que as lutas e os desafios seriam muito grandes pois os invasores daquela terra eram povo forte e guerreiro. Mas Calebe acreditava que a força do Deus todo poderoso estava com o seu povo.

Passados 45 anos desse diagnóstico feito por Calebe, ou seja, com 85 anos, ele se senta com Josué e os dois são motivados a entrarem parte mais extrema da terra onde ainda não havia sido conquistado. E essas são as palavras de Calebe:

Pois bem, o Senhor manteve-me vivo, como prometeu. E foi há quarenta e cinco anos que ele disse isso a Moisés, quando Israel caminhava pelo deserto. Por isso aqui estou hoje, com oitenta e cinco anos de idade!

Ainda estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; tenho agora tanto vigor para ir à guerra como tinha naquela época.

Dê-me, pois, a região montanhosa que naquela ocasião o Senhor me prometeu. Na época, você ficou sabendo que os enaquins lá viviam com suas cidades grandes e fortificadas; mas, se o Senhor estiver comigo, eu os expulsarei de lá, como ele prometeu.

Então Josué abençoou Calebe, filho de Jefoné, e lhe deu Hebrom por herança.
Por isso, até hoje, Hebrom pertence aos descendentes de Calebe, filho do quenezeu Jefoné, pois ele foi inteiramente fiel ao Senhor, o Deus de Israel. Josué 14: 10 a 14.

O vigor e a perseverança de Calebe não se esvaíram com as dificuldades. Pelo contrário, seu ânimo e esperança permaneceram o mesmo com o passar dos anos. E a herança dele no Senhor ainda tinha que ser conquistada.

Nós somos desafiados a mantermos a nossa fé ao longo dos anos e o vigor da nossa força em meio aos desafios. Lute, enquanto tiver forças, caminhe, enquanto a sua alma for vigorosa, planeje, enquanto o seu raciocínio é pleno. O que Deus prometeu ainda está por ser conquistado e isso envolve suor, trabalho e dedicação e não é apenas um título para ser pendurado na parede, ou um bem para ser usufruído apenas para o seu gozo individual.

Quais são os sonhos de Deus para a sua vida?

2 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar essa dose de ânimo! Bálsamo e alegria para o meu coração!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!!! Obrigada!

    ResponderExcluir