sábado, 10 de abril de 2010

Identidade Social

De uma perspectiva sociológica, a identidade social é um conjunto relativamente estável de percepções sobre quem somos em relação a nós mesmos, aos outros e aos sistemas sociais.

A identidade social é organizada em torno de um autoconceito, ou seja, as ideias e sentimentos que temos sobre nós mesmos. Essas ideias têm origem em várias fontes. O que Charles Cooley chamou de imagem de espelho, por exemplo, fundamenta-se na maneira como pensamos que outras pessoas nos veem e avaliam (o que, é claro, não é necessariamente o modo como realmente nos veem). Em um nível mais estrutural, a identidade social baseia-se também em ideias culturais sobre o status sociais que ocupamos. Dessa maneira, por exemplo, a mulher que é mãe recorrerá a ideias culturais sobre mães ao construir sua ideia sobre quem ela é. De modo análogo, ela pode usar ideias culturais sobre mulheres, sobre várias ocupações, sobre idade e assim por diante, e com elas formar um senso geral sobre quem ela é. Este componente do autoconceito, que se baseia nos status sociais ocupados pelo indivíduo, pode ser entendido estritamente como a identidade social que um indivíduo possui.


Uma parte importante dessa identidade social é o eu ideal, que consiste de ideias sobre quem deveríamos ser, e não sobre quem realmente somos. Seja um “estudante nota 10”, um magnata dos negócios, um pai carinhoso ou o autor de um crime perfeito, o eu ideal é um padrão contra o qual medimos nosso conceito de identidade – em outras palavras, quem pensamos que realmente somos. A perfeição com que a identidade ideal e o autoconceito se comparam afeta fortemente nossa auto-estima. Para a auto-estima contribuem também as avaliações que fazem parte da imagem de espelho (tendemos a pensar mal de nós mesmo se achamos que outros pensam assim) e as que estão associadas aos status sociais que ocupamos (pessoas em ocupações altamente prestigiosas tenderão a sentir-se melhor sobre si mesmas, porque recorrem ao valor cultural mais alto atribuído às suas posições).

A identidade social é socialmente construída, no sentido de ser moldada através da interação com outras pessoas e por utilizar materiais sociais sob a forma de imagens e ideias culturais. Como acontece com a socialização em geral, é claro, o indivíduo não é um participante passivo desse processo, e pode exercer uma influência muito forte sobre a maneira como o processo e suas conseqüências se desenvolvem.

Um comentário:

  1. Oi Eliéser... estava procurando figuras no google image e caí no seu blog!!! Sem querer, cara!!! Isso foi ótimo! Um abraço. Jonas.

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